Governo vai usar FGTS para financiar nova faixa do Minha Casa Minha Vida
Sem dinheiro para colocar em prática a terceira etapa do Minha Casa Minha Vida, o governo federal vai incluir uma nova faixa de renda no programa de habitação popular, cujo subsídio sairá do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em vez do orçamento da União.
Batizada de Faixa 1 do FGTS, a nova modalidade vai beneficiar famílias com renda mensal de 1.200 até 2.400 reais, que poderão comprometer até 27,5% da renda familiar com o financiamento da casa própria.
Em evento do setor, a secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, estimou em 20% do valor do imóvel a contrapartida que Estados, prefeituras ou o próprio comprador terá que fazer para entrar no financiamento. "Alguém tem que entrar com um pedaço. O faixa 1 do FGTS é diferente do faixa 1 tradicional, onde o governo federal paga e recebe o ressarcimento depois", esclareceu a secretária. Inês deu o seguinte exemplo: uma família com renda mensal de 1.600 reais compraria um imóvel de 135.000 reais com subsídio de até 45.000 reais.
Atualmente, o MCMV tem três faixas de renda. Na primeira, para famílias que recebem até 1.600 reais, o subsídio chega a 95% do valor do imóvel. Na segunda, para famílias com renda de até 3.275 reais mensais, o subsídio tem teto de 25.000.
Fonte:Veja
Rua Dr. Dias da Cruz, 24 Bairro Medianeira Porto Alegre/RS